Dossier: Paisatges sonors - Observatori del Paisatge

Informació
a la premsa

11 d'abril de 2008

Arquitectos em defesa dos jardins

Jornal de Notícias (Portugal) [Crònica]

Arquitectos paisagistas alertaram ontem, no Porto, para a necessidade da boa gestão, utilização e preservação dos jardins públicos portugueses. 'Gerir o espaço verde está relacionado com um património muito especial e importante na vida de todos nós, os espaços públicos', disse a arquitecta Teresa Andresen, uma das organizadoras do seminário 'Gestão de Espaços Verdes'.

A arquitecta sustentou que os jardins públicos têm que ser 'bem geridos e mantidos seguros e convidativos'. Porque 'parques e jardins são sistemas vivos, e portanto é importante que a vegetação, árvores e relvados estejam saudáveis'.

PAPEL DE EDUCAÇAO

Teresa Andresen alertou ainda para a preocupação que um arquitecto paisagista deve ter na educação ambiental dos que vão usufruir do espaço exterior. 'É fundamental melhorar a relação entre o projecto e a sua gestão, para garantirmos a fruição por parte das pessoas'.

Segundo a arquitecta, a envolvente do espaço 'interfere na sua construção, definindo a sua identidade, pois não é o mesmo ir ao Jardim da Cordoaria ou ao Jardim da Pasteleira, ou ir ao Parque da Cidade, no caso do Porto'.

'Há uma relação íntima com o acto de construção do projecto, gestão e manutenção do espaço público. Deve haver um diálogo entre os diferentes momentos, para que o paisagista compreenda o que é encomendado e defina objectivos', salientou Teresa Andresen.

A conferência de ontem contou com especialistas de Portugal, Suécia e Inglaterra, que defenderam a gestão criativa como forma de educar os cidadãos para a apreciação da natureza.

A iniciativa foi organizada pela Fundação Serralves, em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas e a Câmara do Porto.

 

© 2009/2017 Observatori del Paisatge de Catalunya / Hospici, 8 - 17800 OLOT - Tel: +34 972 27 35 64 · observatori@catpaisatge.net